A Reforma da Boêmia

Desde cerca de 1360 pregador combates em Bohemia  Praga  abusos na igreja.Eles pregaram em checo e alemão. Grandes multidões se reuniram aqui, porque a crença se tornou para eles emocionante e vívido. 1391 Belém capela foi construída, um sermão igreja para 3.000 pessoas.
Aqui pregou  John Huss . Ele apoiou o pedido, o sacramento não é só pão, mas também receber o vinho. A taça era o símbolo do movimento iniciado por ele. No Conselho da Igreja Católica Romana de 1414/15 em Constança, foi preso em 1415 e condenado à morte e queimado.

O reformador tcheco Jan Hus é queimado como herege em Constança, em 1415
O reformador tcheco Jan Hus é queimado como herege em Constança, em 1415
Alguns dos partidários de Hu mudou-se para a Boêmia do Sul Tabor, um fim-de reconstruir Jerusalém. Outros permaneceram em Praga e formou a Igreja Utraquist . Seu nome vem da palavra latina para o prazer da Ceia do Senhor "em ambos os tipos" (como o pão eo vinho).

A Igreja Morávia foi fundada em Kunvald

Dos sermões do bispo Jan Utraquist Rokycana (cerca de 1390-1471) em Tyn Praga Igreja também era seu sobrinho Gregory (Rehor) inspirado. Ele sentiu uma forte contradição entre as Rokycanas pregando e os compromissos que ele fez como líder da igreja. Provavelmente Gregory 1457 mudou-se com alguns irmãos na Kunvald aldeia. Eles formaram a primeira congregação da Igreja Morávia em 1467 e elegeu o seu próprio ministro (padre).
Nós somos aqueles que têm um decidido de uma vez por todas, para ser guiado apenas pelo Evangelho eo exemplo do Senhor Jesus Cristo e dos Santos Apóstolos, em inimigos mansidão, humildade, paciência e amor.
Irmão, Gregory, 1461 da prisão

"Domek sboru na". A reunião em casa Kunvald, onde em 1457 a Igreja Morávia foi fundada

Viver com o Sermão da Montanha

Para os irmãos do Novo Testamento teve uma grande importância, especialmente para o Sermão do Monte Jesus com as suas exigências para uma vida livre de violência pela fé em Deus (Mt 5-7). Durante todo o período de existência, eles colocam um alto valor na ordem de sua comunidade.
Fim do 15 º Século, os irmãos discutiram a questão de saber se a retirada é a única chance do país para uma falsa fé sem compromisso. Depois de uma luta violenta eles abriram para artesãos e moradores da cidade. Os Lukas teólogo de Praga em 1492 colocou: "Faça o bem e evitar o mal, o que em si não é o Bendito Seja" Mas um alcança a salvação só por causa do sofrimento e morte de Jesus Cristo .. Ele estava pensando com antecedência, o que Martin Luther dizer 25 anos depois, ainda mais sucinta.