quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Igreja Anglicana pode nomear primeiro bispo gay Enquanto a ordenação feminina ainda não foi aprovada para o cargo, homossexuais já são aceitos.

Igreja Anglicana pode nomear primeiro bispo gay

Enquanto a ordenação feminina ainda não foi aprovada para o cargo, homossexuais já são aceitos.
por Leiliane Roberta Lopes

Igreja Anglicana pode nomear primeiro bispo gayIgreja Anglicana pode nomear primeiro bispo gay




Uma lista de futuros bispos da Igreja Anglicana da Inglaterra traz o nome de Jeffrey John. Se for aprovado sua ordenação ele será o primeiro bispo gay da história da igreja.
John é decano de Saint Albans, ele mantém uma união civil com o reverendo Grant Holmes, e há muitos anos tenta alcançar o episcopado.
O que atrapalhou o religioso de conquistar o cargo foram os membros mais conservadores do clero que aceitam sacerdotes homossexuais, mas não a ordenação de bispo.
Agora o sonho de Jeffrey John poderá se realizar, pois desde janeiro as normas internas da Igreja Anglicana foram alteradas e a denominação passou a aceitar homossexuais.
A condição para que um sacerdote gay seja ungido a bispo é ter um trato de abstinência sexual, mesmo que tenha uma união civil, e se arrepender das atividades do passado.
Ao mesmo tempo em que a ordenação de bispos homossexuais pode se concretizar, a ordenação de mulheres ainda enfrenta barreiras. Esse ano algumas reuniões já foram feitas para mudar as regras sobre a participação das mulheres no bispado, mas o assunto só será votado novamente em 2014. 
Com informações Exame Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário