sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Terra será abalada por forte tempestade magnética

Terra será abalada por forte tempestade magnética

erupção solar, sol

A humanidade prepara-se para receber um golpe dos elementos cósmicos – uma série inteira de fortes explosões no Sol, ocorridas em 07 de janeiro, provocará forte tempestade magnética na Terra em breve. A Voz da Rússia soube através de especialistas que consequências esperar dela.

O atual lançamento de plasma solar, na opinião dos cientistas, é um dos mais fortes dos últimos anos. Em primeiro lugar isto está relacionado com o fato de que as explosões ocorreram na parte central da superfície solar, no chamado local de choque do Sol. Como contou à Voz da Rússia o astrônomo sênior Igor Nikulin, isto explica a intensidade da ação sobre a Terra.
“As explosões ocorridas perto da extremidade solar raramente exercem influência sobre a magnetosfera terrestre. E as que ocorrem perto do centro com frequência provocam tempestade magnética. Sendo que elas influem não apenas sobre o campo magnético, mas também sobre satélites e biosfera, inclusive sobre as pessoas.”
Nuvem de partículas carregadas que, segundo diferentes avaliações, atinge nosso planeta, no decurso de 12 horas choca-se com o campo magnético da Terra – uma espécie de escudo, que nos cobre da radiação cósmica. Entretanto a força do choque será tal, que nas camadas atmosféricas do planeta começarão fortes perturbações magnéticas. Isto pode levar a consequências desagradáveis, supõe o físico Stepan Andreev:
“Em primeiro lugar sofrerão as comunicações por satélites. As partículas carregadas causarão perturbações na magnetosfera e estratosfera, que são o meio que está relacionado com a transmissão de informações e dispersão de ondas de rádio. Quando ocorreram fortes explosões do Sol a comunicação por rádio literalmente desapareceu por algum tempo.”
A tempestade magnética também exercerá forte influência sobre as pessoas sensíveis. Antes de mais nada isto se refere àqueles que sofrem de doenças cardiovasculares crônicas. Entretanto as perturbações na magnetosfera podem exercer influência também sobre pessoas perfeitamente saudáveis, assinalou em entrevista à Voz da Rússia o biofísico Alexander Melerzanov:
“As pessoas começam a sentir dores de cabeça, surge inquietação, o sono é abalado. Podem ocorrer também outras manifestações, mas isto já é individual. Via de regra aumenta o número de pessoas que recorrem a estabelecimentos médicos, em primeiro lugar pessoas idosas.”
Os especialistas asseveram que a tempestade magnética é um fenômeno global e é impossível esconder-se dela. Ao mesmo tempo eles dizem que as perturbações na magnetosfera da Terra podem transformar-se em surpresa agradável – é perfeitamente possível que os moradores de algumas regiões de latitude média do planeta poderão ver a aurora boreal, fenômeno que habitualmente só se pode observar ao norte do círculo polar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário