quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

É Deus Quem Escolhe; é Deus Quem Chama; é Deus Quem Envia...
É DEUS QUEM MANDA!
Revda. Márcia Coelho (¬)

“Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça...” João 15:16

Quando atentei para esse versículo me senti uma privilegiada: “havia sido escolhida por Deus”. Gosto sempre de ilustrá-lo usando o exemplo de um jogo de futebol do tipo que comumente chamamos de “pelada”: duas pessoas de cada lado começam a escolher o restante dos componentes para formar o time. Cada um procura escolher, dentre os “melhores”, os seus companheiros, aqueles com quem querem enfrentar o adversário. E sempre irão escolher o melhor para si, claro!

Imagine Deus escolhendo aqueles e aquelas dentre as muitas opções, chamando e como capitão do time, dando as coordenadas. Já vencemos de primeira; fazemos parte do melhor time: “o vitorioso”.

Sempre vejo a Igreja do Senhor assim: “vitoriosa”. Como Jesus mesmo falou a Pedro se referindo à igreja, como está registrado em Mt 16:18.

No time adversário está satanás, e ele não vencerá a “sua igreja”, nos garante Jesus; não é qualquer igreja, mas a Igreja do Senhor.

A questão é que muitos dos jogadores parecem jogar no time do inimigo. Uns não estão atentos ao fato de que o oponente treina e procura jogar bem o seu jogo e nem se preocupa em dar “pancada”, em cometer falta, em colocar a mão na bola propositadamente; outros estão tecnicamente mal preparados, outros recebem propina, e ainda tem os “juízes corruptos”, que apitam como lhes convém.

Deixando de lado o futebol, paixão de muitos homens, e mulheres também, concentremo-nos na Igreja de Cristo.

O Senhor nos escolheu para fazermos parte dessa Igreja Gloriosa, Vencedora, o Novo Israel de Deus... E nos chamou não apenas para ocuparmos um lugar, mas, principalmente para sairmos do nosso lugar de comodidade. E, a partir de então, sermos “pescadores de homens” (e mulheres), e mulheres pescadoras também, eu creio. E é sobre esse ponto que quero escrever.

Mulheres e homens têm habilidades semelhantes e outras tantas diferentes. Não só fisicamente, mas emocionalmente e até espiritualmente. Todas essas habilidades, porém, devem estar a serviço daquele que nos “escolheu, chamou e enviou”. O doador é um só: “o Espírito Santo”. Quem convence, converte, capacita, transforma, renova, unge e usa. A Ele cabe a escalação de sua equipe. Deus é quem vai perceber os dons de cada um, e colocá-los na posição certa, mais adequada.

Nossa missão, como raça eleita, nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus, é anunciar as suas grandezas, as maravilhas do seu Reino. Deus é quem Manda!

O inimigo tem plantado sua semente de maldade, de pecado, no meio da Seara do Senhor, e ao invés de clamarmos ao Senhor da Seara para que envie mais trabalhadores, tiramos o foco do alvo (pregar a Palavra), para discutirmos os dons. Voltamos à Igreja Primitiva com seus questionamentos: quais os dons mais importantes e quem pode desempenhá-los (1 Co 12:1-11). Continuamos fazendo um escalonamento de importância de tarefas dentro da igreja e no serviço para o Senhor. Homens podem isso, mulheres aquilo.

No capítulo 14, vv. 26-39, Paulo está orientando toda membresia; quando repreende as mulheres, o faz pela desordem provocada por elas durante o culto, como repreende a todos que buscando aparentar “seus dons” provocavam um tremendo tumulto. Não há clareza de que Paulo esteja proibindo as mulheres de anunciar a Palavra do Senhor.

Se usarmos a justificativa de que não há registro bíblico de sacerdotisas servindo no Templo ou Sinagogas de Israel, devemos lembrar que o caráter do ministério ordenado não é mais “sacerdotal”, de realizar o “sacrifício” e, sim, de servir, e todos somos chamados ao serviço.

É interessante observar que só quanto ao ministério ordenado feminino haja dúvidas sobre sua autenticidade. Por que não quanto ao ministério levítico? Mulher pode cantar e cuidar da igreja? Mas, não eram só os homens que faziam isso? Louvar e zelar pela casa do Senhor é tarefa menos importante? Quando Jesus diz a Pedro que: “doravante te farei pescador de homens”, Ele estava dizendo a Pedro que só pregasse para “homens” e não “homens e mulheres”?

O contexto de 1 Tm 2:9-15 parece claro quanto ao que Paulo fala. Ele diz “não permito, é um posicionamento pessoal do apóstolo, e provavelmente oportuno na ocasião, pela situação gerada na igreja primitiva.

Não vivemos mais naquela época, nem cultura, mas o comportamento de muitos ainda permanece o mesmo.

Respeito a convicção que muitos têm em relação a sua opinião contrária à “ordenação feminina”. Mas, cá pra nós... Tem muito machismo e, em alguns casos, o medo que mulheres ocupem “lugar de homem”.

O Pr. Evaldo Carlos dos Santos da primeira Igreja Batista da Praia da Costa, Vila Velha, Espírito Santo, ao ser convidado para falar sobre o tema, escreveu o seguinte:
“item 10 – Queridos irmãos Pastores o que mais nos ameaça nesta questão da ordenação feminina não é, ao meu ver, a questão Bíblica – teológica, nem é a questão cultural – religiosa, o que mais nos ameaça nesta questão é o medo que temos  de dividir a liderança com alguém, o medo de alguém ocupar o nosso espaço, de alguém nos superar em nossos “ministérios brilhantes e fascinantes””. Enquanto este sentimento perdurar em nossos corações, não haverá abertura para considerarmos a questão da Ordenação Feminina. Reflita sobre isto.

Quem pode dizer que o chamado de homens e mulheres não vem da parte do Senhor?

Primeiro, uma confirmação interior – só o Espírito Santo é quem sonda os corações e o “chamado” é pessoal, uma coisa de “intimidade” com Deus.

Segundo, a confirmação externa – pelos frutos conhecemos o trabalho e desempenho de cada um. Muitos ministérios femininos têm sido frutíferos, e não falo de números, mas de qualidade. E muitos ministérios masculinos têm sido uma frustração.

Eu mesma, muitas vezes me perguntei se estava entendendo bem o chamado do Senhor, de tanto que escutava dizer que mulher não poderia ser pastora. Hesitei, ponderei, retardei e decidi pedir confirmação do próprio Deus quanto a essa incumbência. A resposta de Deus: “tenha mais intimidade comigo e as dúvidas passarão”. Não pude resistir à sua voz e disse: aqui estou eu, envia-me.

Escutei brincadeiras, vi rostos retorcidos. Mas, senti a aprovação de Deus em minha atitude. Alguns diziam: “se Deus usou até uma jumenta para falar...”. Eu respondia: ainda bem que foi “jumenta”, fêmea; outras vezes: “...é, até as pedras podem clamar...”. Eu respondia: “Por isso é que eu não calo minha voz, para que não precise das pedras clamar!”. Outras vezes ouvi a justificativa de que o ministério ordenado feminino abria precedentes para a ordenação de homossexuais. Nesse caso a afirmativa e a resposta não poderiam ser em tom de brincadeira, pois é uma colocação séria, e porque não dizer ofensiva.

Deus criou as jumentas e os jumentos. Deus criou as pedras e os Pedros. Mas, a desobediência humana criou o homossexualismo, e isso não vem de Deus, ao contrário, vai de encontro não só à natureza humana, mas também à criação divina.
Deus chama os homossexuais, mas o primeiro chamado é ao arrependimento, só então Ele vai dizer a essa criatura restaurada em que ministério quer usá-lo.

Quando entendi isso, não mais alimentei as dúvidas que o inimigo tentara colocar no meu coração.

“Mais vale agradar a Deus do que a homens (e mulheres)”. Não importa em que ministério Ele quer nos usar. Porém, Ele usa conforme a Sua Soberana Vontade. O ministério foi criado por causa das pessoas e não as pessoas por causa do ministério.
Compreendamos e respeitemos a vontade de Deus para nós. Afinal, “É DEUS QUEM MANDA!” E Ele manda quem Ele quiser.

Em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

                                                CREUZA SAMPAIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário